segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Aprenda a construir uma casa de pau a pique

Não costumo divulgar informações de cursos pagos aqui no blog, mas esse achei bem interessante pela proposta totalmente diferenciada, onde os participantes aprenderão a erguer uma parede de pau a pique, técnica que consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu, amarradas entre si com cipós, e preenchidas com barro. Esse tipo de construção, além de não agredir o meio ambiente, tem a vantagem de trazer conforto térmico, deixando a casa fresca no verão e aquecida n o inverno. 

Fotos: Divulgação

A Oficina de Bioconstrução acontece nos dias 10 e 11 de setembro na Ecovila Clareando, em Piracaia - SP (a 90 km da capital). A ideia é apresentar as principais técnicas que não agridem o meio ambiente em uma visita guiada pelas casas da Ecovila, local com 23 hectares, sendo dois de mata nativa, que reúne pessoas com o mesmo objetivo: morar e viver utilizando os recursos naturais de forma sustentável. "Queremos mostrar que é possível as pessoas construírem as próprias casas", diz o bioconstrutor Angelo Negri, morador da Ecovila, que construiu a própria casa de 120 metros quadrados e ganhou o prêmio Planeta Casa em 2012 de melhor projeto arquitetônico.

O Bioconstrutor Angelo Neri em sua casa

Com início às 9h da manhã do sábado e término às 16h do domingo, a oficina tem o valor de investimento de R$ 340,00 e inclui material do curso, refeições e hospedagem. Além do pau a pique,  outras técnicas que serão explicadas são: adobe, superadobe e cordwood.

Serviço
Oficina de Bioconstrução na Ecovila
Quando: 10 e 11 de setembro (sábado e domingo)
Onde: Casa Clara - Ecovila Clareando, Piracaia - SP
Preço: R$ 340 (inclui hospedagem e alimentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário