sábado, 18 de outubro de 2014

Um retorno à Semana de 22

A mostra Decora Lider São Paulo deste ano faz uma homenagem à capital paulista com o tema Viva a sua cidade. Para mim, dentre os seis ambientes distribuídos por 250 m², o que se destacou foi a Sala Íntima Modernista, criada pela dupla de arquitetas Juliana Junqueira e Erica Mare, da D2N Arquitetura e Interiores, e inspirada na Semana de Arte Moderna, que aconteceu na cidade em 1922.
  
Fotos: Valdir Lopes

Talvez pelo uso de cores vibrantes ou porque gosto muito da Semana de 22. O fato é que elas propuseram um retorno ao passado sem carregar com ele o ar de coisa velha. Dentro dos - coincidentemente - 22 m², as texturas presentes na parede, no pufe e na chaise de veludo, juntamente com os grafismos no tapete, na cadeira e nas almofadas são os elementos que remetem às decorações utilizadas nas casas daquela época, mas os mobiliário e alguns objetos permanecem atuais. "Buscamos usar peças com o design mais limpo possível, que também trouxessem um pouco desse modernismo. Então, são conceituais, contemporâneas e ao mesmo tempo atemporais", explicam as arquitetas. 

Molduras com uma réplica do cartaz da Semana de Arte Moderna e com obras de artistas que realizaram esse movimento, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral inserem ainda mais o observador na atmosfera desejada. 

Para completar, Juliana e Erica fizeram manualmente algumas listras com cores vintage na parede, onde inseriram um espelho retrô. 


Serviço:
D2N Arquitetura e Interiores
Tel.: (11) 2365-0102

Decora Lider São Paulo 2014
Aberta ao público até 02 de janeiro de 2015 
Local: Lider Interiores do shopping Lar Center - Av. Otto Baungart, 500 - loja 210 - Vila Guilherme - São Paulo/SP
Visitação gratuita