sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dpot transforma loja em galeria e homenageia Sergio Rodrigues

Só até amanhã os paulistanos poderão conferir um pouco da vida e obra do mestre do design brasileiro de móveis, Sérgio Rodrigues. A Dpot esvaziou seu showroom da Alameda Gabriel Monteiro da Silva para transformá-lo em uma galeria, criando a exposição Seis Décadas de Design, que celebra os 60 anos da primeira criação de Sergio, o banco Mocho, projetado em 1954 e inspirado nos banquinhos utilizados por ordenhadores para retirar o leite da vaca. 

Fotos: Calebe Simões e Iara Moreselli

O evento, que já estava programado antes do falecimento de Sergio Rodrigues - em primeiro de setembro -, tem curadoria de Baba Vacaro, diretora de criação da marca, e incentivo do sócio-diretor, Sergio Buchpiguel. "Pensei em trazer uma linha do tempo bem iconográfica, que mostrasse alguns eventos importantes de sua trajetória, como a própria criação do Mocho - que marca o início da carreira de Sergio - a fundação da Oca - o misto de loja e galeria que Sergio teve no Rio de Janeiro, em que fazia vitrines especiais com Millor Fernandes e Juarez Machado - além de outras atividades pessoais marcantes. Na cronologia, sinalizamos o início das reedições de peças pela Lin Brasil no ano 2000, momento que marca também o início do trabalho da Dpot com as obras do mestre, o inicio da fabricação de peças pelo atelier Fernando Mendes e também a criação do instituto Sergio Rodrigues. Isso tudo com fotos, bilhetes, textos, croquis, desenhos - que montam um grande painel, uma profusão, quase uma bagunça - que é a cara dele. Mostramos também algumas peças mais significativas. E na grande mesa retroiluminada, a ideia de trazer fragmentos de móveis - mostrando seus recortes e encaixes - é apresentar um avesso da produção que ilustra o pensamento construtivo do designer", explica Baba.  





Também está exposto o pingente Mocho, criado pelo premiado joalheiro Antônio Bernardo em parceria com o instituto Sergio Rodrigues, para a comemoração dos 60 anos do famoso banco. "A parceria surgiu através de um convite do Fernando Mendes, que também é responsável pelo instituto. Para mim é uma honra fazer uma peça tão icônica quanto o banco Mocho", declarou o joalheiro. 

A peça estará a venda nas lojas Antônio Bernardo e parte da renda será revertida para o instituto. 










Além disso, a Dpot está lançando durante o evento a inédita poltrona Benjamin, produzida em edição numerada e certificada. E o banco Mocho também ganhou uma edição limitada, numerada e certificada em madeira Cabreúva. 
















Serviço:
Exposição Seis Décadas de Design
Curadoria: Baba Vacaro
até 04 de outubro de 2014
Local: Dpot – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.250 - Jardim Paulistano - São Paulo/SP