quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Três empresas juntas por um mobiliário surpreendente

A Deliart lançou durante a 15ª Office Solution - feira de arquitetura e decoração voltada para ambientes corporativos - uma linha de móveis desenhada pela equipe da III Design, área de desenvolvimento de produtos da Triptyque, empresa francesa de projetos e arquitetura. E para completar, todos os estofados utilizados nas criações são da Kvadrat, fabricante dinamarquesa de tecidos com alta tecnologia. O resultado são a espreguiçadeira Carpinteiro e a Linha de móveis corporativos T, composta por ilha de trabalho, mesa de diretoria, mesa de recepção/administração, gaveteiro e aparador com módulos. 


Fotos: Amanda Lissoni

Para a espreguiçadeira eles utilizaram um formato presente no dia a dia dos galpões de construção civil, onde os carpinteiros encaixam sobras de madeira e improvisam um móvel para descansar após o almoço. "Pegamos esse desenho e demos um refinamento, com materiais mais nobres. Buscamos fazer um mobiliário pensando na simplicidade de materiais, encaixe e funcionalidade", declara Grégory Bousquet, sócio da Triptyque.

Outro detalhe presente nessa peça e nas demais da coleção são os parafusos aparentes, com desenho criado especialmente para essa linha de mobiliário. Já para o apoio de cabeça, foi escolhida a malha tridimensional da Kvadrat, criada pela renomada dupla de designers, os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec, com uma mescla de fios de poliéster e lã, que criam volume e profundidade. 


    
Na linha T, de Triptyque, a ilha de trabalho com capacidade para quatro pessoas recebeu uma base com prateleiras que criam uma espécie de biblioteca, deixando o material de consulta do escritório no corredor de fluxo. Já para criar leveza, os pés foram posicionados de forma recuada, deixando "flutuar" a mesa. Além disso, módulos suplementares de dois lugares podem ser unidos a ela para aumentar a bancada. 




O modelo ainda possui no tampo espaço para armazenar materiais de uso cotidiano como canetas e cartões. Além de passa fios para esconder os cabos dos computadores e calha elétrica com conexão invisível no piso.






Mesa recepção/administração

"Seguimos o raciocínio do início do século, de Jean Prouvé, grande designer que utilizou a indústria como referência de criação. Utilizamos uma máquina de recorte automática e exploramos todo o potencial dela. Então todos os encaixes são feitos recortados nela e os móveis chegam em pranchas como um 'quebra-cabeças'. Deixamos aparecer a matéria bruta: o compensado, os parafusos, a madeira em tom cru. Queríamos que a pessoa entendesse o mobiliário simplesmente olhando para ele", conta Grégory.



Outro destaque é o aparador, uma peça versátil com cerca de 30 módulos de diferentes funções - bancos, prateleiras, suportes para pastas suspensas, espaços com portas, áreas para papéis, para flores etc. - que podem ser organizados de acordo com a necessidade da empresa.  


Além de fabricar móveis, a Deliart trabalha com soluções. "Estamos há 42 anos no mercado e tudo o que for marcenaria, tapeçaria, comunicação visual e metalurgia dentro do mobiliário, nós executamos. Fizemos essa parceria exclusiva com a Triptyque para a linha corporativa. E temos também a Kvadrat, outra parceira cujos tecidos de extrema qualidade estão em diversos mobiliários nossos. Com essas parcerias conseguimos trabalhar desde projetos a desenvolvimento de produtos. Também trabalhamos com hotéis e no 'retail' produzindo exatamente o que empresas como Starbucks, Guess, Nike e Swarovski querem para os locais expositores de suas marcas", explica Eliane Oliveira, diretora da Deliart.  



Serviço:
Deliart
Tel.: (41) 3389-0000
www.deliart.com.br

Triptyque
Tel.: (11) 3081-3565
triptyqueblog.blogspot.com.br

Kvadrat
Tel.: (11) 2175-1129
www.kvadrat.dk

Confira mais informações sobre a 15ª Office Solution em nossa Agenda de Eventos.