segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O retorno dos Cobogós

Esses elementos construtivos vazados, feitos normalmente em cimento ou cerâmica, foram criados em 1929 pelos pernambucanos Amadeu Coimbra, Ernest Boeckman e Antônio is. E é da junção das primeiras duas letras dos sobrenomes de seus criadores que surgiu o interessante nome Cobogó. Essas peças são ótimos aliados na decoração, pois proporcionam ventilação,  luz natural e beleza ao espaço em que são inseridas. 

Foto: Divulgação Pastilhart


O arquiteto Oscar Niemeyer foi um dos responsáveis por popularizar esses "tijolos quadrados decorativos" por volta da década de 1950, utilizando-os em diversas construções, principalmente em Brasília. Atualmente, os cobogós voltaram com força, ganhando espaço em diversas mostras de decoração.  


Fachada do Lounge Galeria, espaço criado por Léo Shehtman para a Casa Cor São Paulo 2014

Foto: Divulgação

Na Casa Cor São Paulo deste ano, o arquiteto Léo Shehtman utilizou cobogós Luna, da Solarium Revestimentos na fachada do ambiente Lounge Galeria. O acabamento, juntamente com as grandes portas pivotantes, tira proveito da luz natural e insere um conceito vintage no espaço.   

Desenhado pelo arquiteto Décio de Lima Beck, o cobogó Luna surgiu da pesquisa dos efeitos gerados pela superposição das formas côncava e convexa do mesmo objeto.  





Foto: André Dantas
Já na Casa Cor Pernambuco, o arquiteto André Dantas escolheu o cobogó por sua plasticidade, funcionalidade e praticidade. Buscando resgatar um pouco do conceito vintage com características contemporâneas, ele utilizou o material da Casa Revest de uma forma inusitada e criativa na Sala de Jantar. "Colocamos uma película de acrílico leitoso por trás e iluminamos com lâmpadas T5, o resultado foi um grande painel iluminado", conta Dantas.   



Fotos: J. Vilhora

E na Polo Design Show, mostra de decoração que acontece em São Bernardo do Campo e vai até o dia 14 de setembro (mais informações em nosso Agenda de Eventos), a designer de interiores Stela Maris Satori e a arquiteta Gabi Sartori escolheram os cobogós da De Stijl para compor a Adega

Pensando em casais jovens, elas criaram um ambiente despojado e intimista para apreciadores de vinho, inserindo uma solução criativa: os próprios vãos dos cobogós se tornaram suporte para as bebidas. E para que elas não caiam, a dupla instalou um vidro que delimita o espaço onde chegará o fundo das garrafas.  

Os cobogós ainda separam a adega de um cantinho criado para leitura e degustação de vinhos. 



Serviço:
Léo Shehtman Arquitetura e Design
Tel.: (11) 3022-6822
www.leoshehtman.com.br

André Dantas
Tels.: (81) 3221-3969 / 3241-1583 / 3091-6854
www.andredantas.com.br

Sartori Design (Stela Maris e Gabi Sartori)
Tels.: (11) 2592-7071 / 2592-7045
www.sartoridesign.com.br

Pastilhart
www.pastilhart.com.br

Solarium Revestimentos
www.solariumrevestimentos.com.br

De Stijl
www.destijl.com.br

Casa Revest
www.casarevest.com.br