sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Moda e decoração unidas


Foto: Amanda Lissoni
Os designers de mobiliário Sergio Fahrer e Jack Fahrer, em parceria com o estilista Lino Villaventura, um dos nomes mais importantes da moda no Brasil, estão lançando a coleção Lino de mobiliário. 

As peças, que serão comercializadas para todo o país após o período de lançamento, estarão em exposição na loja Fahrer durante a Design Weekend, juntamente com os vestidos que inspiraram o processo de criação. 

"Nós chegamos à conclusão de que tínhamos a possibilidade de fotografar as criações do Lino e fazer uma impressão que pudéssemos usar a favor do design", conta Sérgio Fahrer.

"Fotografamos várias peças misturadas e outras sozinhas, criando umas coloridas e outras mais escuras para ter uma variação", complementa Lino Villaventura.



Fotos: Divulgação

Fazem parte da coleção cadeiras em seis versões de estampas, mesa de jantar, mesa de centro e luminária. Todas levam acrílico reciclado, seja na peça toda ou em parte da composição. 

"É uma impressão em nanotecnologia. Isso nunca foi usado em acrílico, estamos falando de agregar tecnologia ao design e à moda de uma maneira inédita no mundo. E ainda utilizamos a tecnologia da aviação, pois o que sustenta a cadeira na parte interna é uma estrutura da asa de avião", afirma Fahrer. 

Por levarem apenas o acrílico estampado, as cadeiras ainda possuem a característica de poderem ser usadas em áreas externas já que o material é altamente resistente a intempéries. "São peças que podem ficar expostas ao tempo por 10 anos, que não vão perder a cor nem o brilho", completa. 


As mesas de jantar e de centro trazem uma proposta bem diferente. Elas possuem seis estampas que podem ser trocadas ou mescladas de acordo com a vontade da pessoa no momento, por meio da interação com as finas placas de acrílico que revestem as superfícies. 


 "O objetivo é que nós pudéssemos traduzir de uma maneira mais real a moda no mobiliário. Não de uma maneira estática. Na verdade nós estamos exercendo o que de fato a moda é: eu estou vestindo a minha mesa de jantar, eu estou vestindo a minha mesa de centro, interagindo com ela. E Nós pensamos em todos os detalhes de como armazenar, de poder trocar e de poder misturar", afirma Fahrer. 


"Quando ele me levou o quadrado para eu aprovar a impressão da foto no acrílico eu achei lindo o quadradinho sozinho e decidimos fazer uma espécie de quebra-cabeças que a pessoa pudesse mudar e compor a sua maneira, formar uma estampa nova, uma padronagem diferenciada, isso é divertido, é terapêutico, você não enjoa e tem humor, é uma brincadeira", conta Villaventura. (Veja no vídeo abaixo como funciona o sistema de placas das mesas)





Já a luminária de chão possui 1,80 m de altura e uma estrutura feita com duas placas em acrílico dobrado com lâmpada LED entre elas. 

Cerca de 20 criações que fizeram parte das apresentações de Lino em diversas edições da São Paulo Fashion Week foram utilizadas para compor as estampas das peças. 

"Eu já tinha feito o trabalho de vestir móveis para exposições, mas nunca havia feito uma linha para ser produzida em larga escala. Estou superfeliz. É bacana ver a roupa impressa no mobiliário. E se torna um registro histórico do meu trabalho, pois as roupas estão expostas nessas cadeiras para sempre", finaliza Lino.  







Serviço:
Fahrer
Rua Wisard, 157 - Vila Madalena - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3031-7250
www.sergiofahrer.com.br