terça-feira, 19 de agosto de 2014

Jader Almeida, a atemporalidade do desenho

Ontem estivemos na loja Dpot para o lançamento do livro Jader Almeida, a atemporalidade do desenho, da C4 Editora. Escrito pela jornalista Adélia Borges, a obra bilíngue - português e inglês - comemora os 10 anos de carreira do designer catarinense e apresenta o formato de entrevista, que vai tecendo a trajetória deste renomado profissional reconhecido mundialmente.

Foto: Eduardo Camara & Araci Queiroz | LT.9

Arquiteto por formação, ele é dono de um portifólio com cerca de 150 produtos para casa e mais de 30 prêmios, entre eles o do Museu da Casa Brasileira, o alemão iF Design Awards - um dos mais importantes do mundo - e o americano Good Design. "Jader simboliza a face mais elegante e singela do Brasil. Seus traços recusam adornos desnecessários e expõem o sistema das peças, perpetuando-as assim através dos tempos", conta Cris Corrêa, publisher da C4.  



Jader Almeida e Adélia Borges estiveram presentes para uma sessão de autógrafos e tivemos a oportunidade de conversar um pouco com eles:

Decoralovers - Como é para você ter uma obra a respeito do seu trabalho?
Jader Almeida - É um livro que atinge pessoas dos mais diversos nichos, não apenas as especializadas, que trabalham na área. Essa é uma forma importante de disseminar um pensamento e ter de fato registrado todo esse tempo de trabalho, que é bastante profícuo.

Decoralovers - Nos conte um pouco a respeito de como surgiu a ideia do livro. 
Jader Almeida - Foi um contato inicial feito pela publisher da editora C4, a Cris Corrêa, que é uma editora especializada em design e arquitetura. E foi muito interessante, pois quando eu vi que era uma editora jovem, dinâmica e com muitas obras significativas, eu fiquei muito mais entusiasmado para dar continuidade e esse projeto.

Cris Corrêa, Sérgio Buchpiguel, Adélia Borges e Jader Almeida 

Decora Lovers - Nos fale a respeito da experiência de escrever esse livro.
Adélia Borges - Foi uma experiência muito boa porque eu já conhecia as peças do Jader, mas nunca tive a oportunidade de me debruçar sobre o trabalho dele. Eu acho que com apenas 33 anos de idade, ele já inseriu o nome dele na história do design Brasileiro e tem uma obra muito consistente. 

Decora Lovers - O Jader Almeida tem como característca ser bem contido e tímido. O livro é escrito em forma entrevista, como conseguiu extrair algo dele?
Ele é mais tímido em relação a coisas pessoais, mas realmente se solta quando está falando de conteúdo. Tem designers para os quais a obra e a vida não estão dissociadas, então eles falam muito de si próprios, já com o Jader a maior dificuldade foi extrair alguma coisa da vida pessoal dele, pois eu acho que nós entendemos melhor a obra quando conhecemos um pouco da vida também. Então, essa parte foi bem interessante porque ele falava muito dos assuntos profissionais, das linguagens, das técnicas e das formas. 


Serviço:
Jader Almeida, a atemporalidade do desenho
Autora: Adélia Borges
Editora: C4
120 páginas
Tamanho: 22 X 26 cm
Capa dura

www.editorac4.com.br