sábado, 9 de agosto de 2014

20 objetos para criar um ambiente divertido

Algumas peças dão um toque de alegria na decoração e quebram um pouco da seriedade do ambiente. Normalmente remetem a lembranças de infância, assumem formas de animais ou fazem referência a obras clássicas de uma maneira bem-humorada. "Estar rodeado daquilo que amamos, que nos desperta sentimentos bons, é muito importante. Humor, design, história e novidades, todo esse mix é ótimo. A nossa casa tem que nos receber de braços abertos e com lembranças sempre presentes", diz o arquiteto Roberto Negrete, que apresentou originalidade no ambiente criado para a Casa Cor São Paulo deste ano, com muitas pinceladas de descontração. Confira alguns objetos que selecionamos neste e em outros espaços da mostra. 


1. 
Foto: André Monteiro

Ambiente: Living da Imprensa
Profissional: Carla Arigón Felippi

A arquiteta utilizou essa dupla de cofres em formato de cachorro, que além de divertidos, trazem sofisticação ao ambiente, devido ao acabamento em cristais. 













2.
Foto: Eduardo Pozella

Ambiente: Loft do Executivo
Profissional: Roberto Negrete

No banheiro, o arquiteto inseriu uma instalação artística de Daniel Rubim, que utilizou diversos patinhos de borracha para trazer um ar alegre e remetem às lembranças de infância ligadas ao cômodo. 









 3.                                           4. 
Fotos: Eduardo Pozella
Já o cachorro verde com design de Eero Aarnio é fabricado pela Magis, faz parte acervo pessoal de Negrete e foi adquirido em uma viagem feita à Europa. A almofada também é da coleção do profissional. Trata-se uma peça francesa fabricada pela Jules Pansu, de Paris. 


 5. 
Fotos: Divulgação
Ambiente: Living do Apartamento do Casal | Profissional: Toninho Noronha

O profissional trouxe contemporaneidade para sua composição fortemente inspirada pelo estilo Art Déco, inserindo elementos como a dupla de quadros do artista Heleno Bernardi cedidas pela Galeria Zipper. 


6. 
Foto: Amanda Lissoni

Ambiente: Cozinha
Profissional: Gerson Dutra de Sá e Ana Salama

Até mesmo a cozinha entrou na onda dos objetos divertidos. Como é o caso desta tábua de corte da Bontempo. 









7. 
Foto: Amanda Lissoni

Ambiente: Futuro Sob Medida
Profissional: Fernanda Belotto

Neste projeto que a arquiteta fez para a Vitacon Incorporadora, o cinza usado como base da decoração foi quebrado com a utilização de cinco luminárias Pendente Basic, da Wall Lamps, em diferentes cores, alturas e formatos de lâmpadas, criando um clima de descontração ao iluminar a mesa de jantar.











8.                         
Fotos: Amanda Lissoni

Ambiente: Meu mundo em Chocolate
Profissional: Brunete Fraccaroli

A arquiteta recheou seu espaço de peças inusitadas nas cores branca, verde e dourada. Começando pela cozinha, ela incluiu esse aquário, que foi comprado em Mônaco, na Itália e faz parte de seu acervo pessoal. 







 9.                                               10. 

Na sala de estar, um grilo enjaulado foi comprado na Zara Home de Milão e os cachorros em redomas podem ser encontrados na 6F Decorações, em São Paulo. 


 11.                      12.                      13.

Entre diversos outros itens responsáveis por trazer humor à composição no ambiente de Brunete Fraccaroli, destacamos o Mickey estilizado no banheiro, que faz parte do acervo pessoal da arquiteta, a cabeça dele dourada na sala, da Gabinete D e o prato sorridente no criado-mudo ao lado da cama, da Conceito Firma Casa. 


14. 
Foto: Amanda Lissoni

Ambiente: Livraria
Profissional: Otto Mani Arquitetura e Interiores

A graciosa luminária Gepetto, da loja Mixtape, foi criada pelo designer Rafael Accardo e possui pés (que parecem querer sair andando por aí) em madeira Cumaru, base em  acrílico e estrutura com três hastes metálicas. 














15. 
Foto: Amanda Lissoni

Ambiente: Lounge Ayrton Senna
Profissional: Leo Di Caprio

Em formato de ganso, a mesa Pappera, da A Lot Of, é feita em alumínio injetado com tampo de vidro, e está disponível em duas opções de tamanho. 















16.
Foto: Amanda Lissoni

Ambiente: Apartamento da Jovem Artista
Profissional: Patrícia Hagobian

A arquiteta utilizou um trio de girafas de porcelana com formato semelhante ao de esculturas de balões para incrementar e alegrar a decoração da sala de estar de seu projeto. As peças podem ser encontradas na Dunélli House. 













 17.                                   18. 
Fotos: Roger Dipold
Ambiente: Loft Metrópole Profissional: Adriana Noya

Para iluminar a living, a profissional utilizou uma peça da La Lampe, a luminária Cherry, desenhada por Nika Zupanc e feita em vidro soprado e metal. E na bancada que separa este cômodo da sala de jantar, o cachorrinho é uma réplica da obra Ballon Dog, de Jeff Koons e foi comprada no Chicago Art Institute.   

19. 
Fotos: Divulgação
No Hall que antecede seu ambiente e na escada ao lado, Adriana Noya ainda acrescentou uma coleção de selfies dos pintores Claude Monet, Van Gogh e Pablo Picasso, e também do cineasta Andy Warhol, de Leonardo da Vinci e sua famosa pintura Monalisa, além da obra David (de Michelangelo) e da pintora mexicana Frida Kahlo.


20. 
Foto: Amanda Lissoni

Ambiente: Lounge de Saída
Profissional: Luis Pedro Scalise

Para despedir os visitantes em um clima agradável e divertido, o arquiteto incluiu em sua composição o Dog Color, peça em resina que foi pintada pelo próprio profissional, imprimindo muita personalidade ao ambiente.