quinta-feira, 7 de agosto de 2014

10 banheiros para se inspirar

Sejam pequenos ou grandes, com ou sem banheira, os banheiros precisam ser locais agradáveis. Por isso, selecionamos alguns dos que estavam expostos na Casa Cor São Paulo para apresentar as tendências e novidades em revestimento desses espaços.



1. Loft do Executivo, por Roberto Negrete
Fotos: Eduardo Pozella
Ocupando 10 m² do espaço total de 100 m², o banheiro foi integrado ao closet e dividido em três áreas: lavatório, WC e box de banho. Desta forma, recebeu ambientação aconchegante com predominância da madeira, tendo grande parte do chão revestido com tacos de madeira Tauari assentados em formato "espinha de peixe" e paredes cobertas por Carvalho. O seixo rolado Fiji, da Palimanan reveste o restante do ambiente, criando uma atmosfera de SPA. Já os metais sanitários seguiram a linha minimalista. O profissional ainda buscou descontrair na composição inserindo um quadro ao lado da pia e uma instalação do artista plástico Daniel Rubim com diversos patinhos de borracha. "Subverter a ordem em decoração é possível e usar um tanque como pia é a prova", explica Negrete.  



2. Loft dos Colecionadores, por Oscar Mikail 
Foto: Celina Germer                                                                   Foto: João Ribeiro
Completamente integrado ao restante do ambiente de 186 m², este banheiro de 8 m² preserva a intimidade de maneira sutil. A divisão é feita por um vidro com aplicação do revestimento em mármore Fabros Preto, da Mosarte, que são peças vazadas com linhas orgânicas. Na parede da bancada outro produto da mesma marca se destaca, o Serros Grigio - Campana, que apresenta a tridimensionalidade inspirada nos relevos de serras e montanhas, trazendo efeito de movimento à parede. O espaço também se integra com parte da varanda, onde o paisagista Ricardo Pinto projetou um jardim vertical com várias samambaias perto das duchas, trazendo o verde para dentro da área fechada. "Existe uma tendência em integrar os ambientes para ampliar espaços, já que atualmente os projetos estão cada vez menores", declara Mikail.  



3. Estúdio Amendoeira, por Agnes Manso e Alice Miglorancia 
Fotos: Divulgação
"Pensamos no espaço como um grande box, sem divisões e com o mesmo revestimento", relatam as arquitetas Agnes e Alice, do Studio SM2, a respeito do banheiro de 5,30 m², que faz parte do ambiente de 68 m². Elas utilizaram pastilhas de vidro da Vidrotil no chão e nas paredes, selecionando três tons de turquesa para elas, o que remete às pinceladas do artista impressionista Van Gogh, tema de inspiração do projeto. Um visor, que toma toda a altura e largura de uma das faces, quebra a sensação de se estar em um ambiente totalmente fechado e a porta pivotante em madeira Cumaru, no lado oposto, possui duas funções: fechar o banheiro e, quando este não está sendo utilizado, esconder o closet. Nichos nas paredes para embutir as ferragens como papeleiro e toalheiro mantém a unidade no cubo, deixando apenas as louças e metais da Deca em destaque.       



4. Meu Mundo em Chocolate, por Brunete Fraccaroli
Foto: Divulgação
Tendo como ponto de partida o piso marrom Dekton, a arquiteta selecionou as cores de seu projeto com base na harmonização do chocolate com menta e chocolate branco, trazendo tons de marrom, de verde e nuances de branco para todo o espaço composto por garagem, cozinha, sala de estar, quarto com closet e banheiro. Os 30 m² deste último tiveram as paredes revestidas em pastilhas madrepérola, da Colormix, que reforça a sofisticação do ambiente transmitida por meio de diversos elementos. Destaque para o espelho que amplia o cômodo, para os metais sanitários dourados da Deca e para a banheira redonda Vallvè. "Este banheiro é moderno e traz bem-estar, por ser espaçoso e iluminado", conclui Brunete.   



5. Casa³, por Denise Barretto
Foto: Tuca Reines
Projetado para um casal que vive sozinho, este banheiro faz parte do quarto, ocupando 20 m² dos 168 m² totais do loft. Ele foi dividido em diversas zonas de uso, com a ducha ocupando uma área, e a bacia e o bidê outra, ambas com divisórias em vidro para maior visualização do espaço e do jardim externo. "A banheira deixa de ter sua única função para assumir o valor de peça escultórica na composição da suíte", conta Denise. A ideia de liberdade permeia o ambiente que recebeu piso Bambu para dar continuidade ao acabamento do restante da área íntima e trazer sensação de aconchego. Já no box para banho o mármore Perlado Bege Polido, indicado para receber água e mesmo material utilizado no living, ganha lugar, juntamente com um espelho usado para ampliar o espaço. Para a arquiteta, em uma casa real a única diferença seria adotar um vidro com acionamento automático de jateamento para conferir privacidade durante o uso. 



6. Apartamento da Jovem Artista, por Patrícia Hagobian 
Fotos: Marcelo Scandaroli
Inspirada no estilo de vida da atriz Tatá Werneck, a arquiteta criou um apartamento de 90 m² com banheiro integrado ao quarto, solução que proporciona melhor aproveitamento do espaço, dando a impressão do ambiente ser mais amplo. "Além de ser uma tendência, quis mostrar uma forma diferente e divertida de integração, com a divisória desenhada vazada", diz Patricía. Nos 10 m² destinados ao banheiro ela criou uma composição simétrica e espelhada com uma bacia e uma pia para cada lado, possibilitando ao casal utilizar junto o espaço sem um atrapalhar o outro. No centro, uma bela parede verde e uma banheira de hidromassagem tornam-se propícias para o relaxamento. O revestimento em branco e turquesa, com prata, importado da Espanha, confere requinte ao espaço, juntamente com o projeto luminotécnico, que apresenta rasgos iluminados por LED no teto e nas paredes.    



7. Loft Metrópole, por Adriana Noya
Foto: Rafael Renzo
Para revestir o banheiro de 8 m², a profissional criou um mosaico artesanal em pastilhas de vidro, inspirado na obra de Jackson Pollock, pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. A montagem também é uma releitura do mármore carrara. "Queria criar um revestimento diferente e exclusivo para vestir o ambiente de arte", afirma Adriana. A parte da bancada com pia foi integrada ao restante do loft de 100 m² e recebeu uma banheira escultural, que é ressaltada por três sofisticadas luminárias posicionadas bem acima dela. Já as áreas do chuveiro e do vaso sanitário permaneceram em espaços reservados.



8. Atelier, por Patricia Kolanian Pasquini
Fotos: Luis Gomes
Apesar de ter sido um espaço comercial para a exibição de produtos da Trousseau, a designer de interiores quis adicionar características de moradia à composição. "A proposta foi criar um ambiente que não tivesse visual de loja. Para isso foram projetados um quarto e uma sala de banho", destaca Patrícia. As áreas foram integradas por meio do piso vinílico, da Tarkett Fademac e a estante vazada, da Florense Ibirapuera, criou uma divisória entre o banheiro e o restante do espaço, além de permitir a exposição de lançamentos da loja. As louças com design marcante - banheira oval em resina, da Banho Mais e Cuba L1600, da Deca - ocupam o espaço juntamente com as mesas laterais da Florense e o banco de inox Érea, que acomoda as toalhas. Mini seixos da Colomix revestem toda a parede, que ainda recebeu um grande espelho resposável por ocultar uma TV LCD.



9. Studio da Designer, por Flavia Sá
Fotos: Divulgação
Uma mulher independente, moderna, metropolitana e apaixonada por design foi a inspiração para o espaço de 40 m², que conta com um banheiro revestido por seixos pretos, da Colormix. O acabamento em conjunto com os quadros de plantas da Wall Plants e ducha com função de cascata, conferem um toque de natureza ao ambiente, tornando-o propício para relaxar e fugir da correria do dia-a-dia. Uma cadeira vitoriana e a banheira agregam delicadeza e romantismo ao espaço, que também recebeu piso com textura de madeira acinzentada, da Tarkett Fademac. Destaque para as louças marrons da Deca e da divisória em madeira, capazes de agregar modernidade e aquecimento ao local.   



10. Estúdio do Golfista, por Cristiane Schiavoni
Fotos: Carlos Piratininga
"O conceito desse ambiente é versatilidade, um espaço pequeno onde o morador possa exercer todas as suas atividades como cozinhar, trabalhar, descansar e receber amigos. Por causa disso separei a área do banho da que seria um 'lavabo' para as visitas", esboça Cristiane. Feito nas laterais da cama, o banheiro se divide em duas partes de 1,60 m² cada. A arquiteta criou uma mistura de estilos nos 40 m² totais do espaço marcadamente masculino, com ares contemporâneos e referências à Escócia - país de origem do golfe - nos papeis de parede e estampas xadrezes. O local foi todo revestido com piso cimentício da Castellato, com exceção da área da banheira, que recebeu um deck em madeira. O banheiro recebeu louças marrons da Deca, com cuba de piso, que proporciona maior aproveitamento do espaço, além de vidros da Guardian no tom Capuccino e, nas paredes, um revestimento da Dune feito em vidro com fundo metalizado em ouro e prata.     



Serviço: 
Roberto Negrete
Tel.: (11) 3082-5156 | www.robertonegrete.com.br

Studio Oscar Mikail
Tel.: (11) 3816-3848 | www.oscarmikail.com.br

Studio SM2
Tel.: (11) 5044-5628 | www.sm2.com.br

Brunete Fraccaroli
Tel.: (11) 3885-8309 | www.brunetefraccaroli.com.br

Denise Barretto
Tel.: (11) 3078-6963 |  www.denisebarretto.com.br

Patrícia Hagobian
Tel.: (11) 2626-8004 | www.patriciahagobian.com.br

Adriana Noya
Tel.: (11) 3805-4999 | www.adriananoya.com.br

Patrícia Kolanian Pasquini
Tel.: (11) 5093-5714 | www.aprticiapasquini.com.br

Flávia Sá Arquitetura
Tel.: (11) 3853-4606 | www.flaviasa.com

Cristiane Schiavoni Arquitetura
Tel.: 3649-4900 | www.cristianeschiavoni.com.br