quarta-feira, 2 de julho de 2014

Listras saiba como usar

Uma parede listrada  pode deixar o ambiente charmoso e os papéis de parede proporcionam este aspecto com facilidade. No entanto, é preciso cuidado e bom senso para escolher o modelo adequado. A designer de ambientes Laura Santos explica que: "a linha horizontal alonga o espaço no comprimento. Já a vertical alonga na altura. Listras grandes marcam muita presença e as mais finas deixam o ambiente leve".

Fotos: Osvaldo Castro
Na foto acima, Laura Santos utilizou listras verticais para dar a sensação de que o pé direito 
do cômodo é mais alto. Também optou por grandes linhas, pois queria que o papel de parede 
assumisse aspecto decorativo no ambiente. 

A profissional ainda ensina que ao mesclar papel liso com listrado, eles não necessitam ter a mesma tonalidade. "Em um mesmo espaço podemos usar papel com listras bege e branca e outro liso na cor grafite. Apesar de serem tons diferentes, eles dialogam entre si, formando uma bela composição", conta. 




Rina Marchetti, da loja Marchetti Interiores, explica que as cores também devem ser bem pensadas na hora da escolha. "Se o tom for mais escuro, isso diminuirá o espaço. Em papéis que mesclam listras grandes e pequenas, a assimetria é o ponto forte, proporcionando um ar despojado ao ambiente", afirma, incentivando a criatividade. "A liberdade criativa tem quebrado regras e proporcionado associações de cores e formas, que ganham aspectos inusitados com resultados agradáveis aos olhos".
  
A empresa têxtil Paranatex também aposta nas listras para a decoração e lançou variadas estampas nesse estilo para decorar móveis, almofadas e paredes, trata-se das coleções Omega Plus - 100% algodão - e Capri Collection - uma mescla de linho, poliéster e algodão. 

Fotos: Divulgação Paranatex




Além dos modelos que apresentam as mais variadas combinações de cores e espessuras, ainda existem os que se enquadram no estilo Navy, cujas listras em tons de azul e vermelho, combinadas com o branco, remetem ao tema náutico. 

                                
    
Serviço: 
Laura Santos

Marchetti Interiores

Paranatex